FOTOS DA IGREJA DE SÃO JOSÉ DE BOTAS QUE FORAM CLICADAS PELO IR.'.
RODRIGO LESTAYO, EM TAMANDARÉ, MUNICÍPIO DE PERNAMBUCO-PE.
FICA NA BEIRA DA PRAIA E ESTÁ EM RUINAS E É DATADA DE 1896.
RODRIGO LESTAYO, EM TAMANDARÉ, MUNICÍPIO DE PERNAMBUCO-PE.
FICA NA BEIRA DA PRAIA E ESTÁ EM RUINAS E É DATADA DE 1896.
A Igreja de São José de Botas localiza-se na cidade de Tamandaré, município de mesmo nome, em Pernambuco, no Brasil. Erguida em homenagem a uma imagem de São José, que possuía botas,cajado e trancelim de ouro, a sua construção remonta a 1896, em área particular entre a praia das Campas e a praia de Tamandaré (atual rua São José), pertencente à família de Nestor de Medeiros Accioli, adquirida dos herdeiros do Padre José Rufino Gomes. Em estilo colonial maneirista (maneirismo), em seu frontispício encontra-se um brasão da Maçonaria.
Curiosidades
O Acervo Histórico Cultural denominado "Igreja e Casa Paroquial de São José de Botas, foi erguida em homenagem a Devoção à São José de Botas, que possuía Botas e Cajado de Ouro (Tradição Religiosa do Final do Século XVIII, adivindas de idéias Pré-Republicanas, Revolucionárias Francesa, que chegaram aos Postos do Recife no período do Brasil Colônia, onde a Coroa Portuguesa sustentava a Igreja em Troca de Obediência. Proibia a entrada de novos Cultos Religiosos, confirmava as Sentenças da Santa Inquisição e Executava as Penas... O Estado concedia Licença para Construção das Igrejas as quais eram edificadas pelas Confrarias ou Irmandades; o chamado Padroado (Direito de conceção de benefícios pelo Protetor), -Os Ricos comerciantes; os Marçons!- A sua construção remonta ao final do Século XVIII, em área particular na praia de Tamandaré (Atual rua São José, no Sítio de mesmo nome), pertencente à família do "de cujos" Nestor de Medeiros Accioly que adquiriu a propriedade em 1902 (aos seus 21 anos de idade), por ocasião do seu casamento com Maria Castanha Accioly que tinha 15 anos naquela época -O Sítio São José, onde encontra-se encravado o citado Acervo Histórico-Cultural-), dos "Nétos" do Padre José Rufino Gomes. Em estilo Colonial Barrôco, em seu frontispício encontra-se o Brasão de São José de Botas que destaca as "Ferramentas do Carpinteiro"; Régua, Serrote, Compaço, Esquadro, além do tradicionalo "Ramo de Lírios" que expressa a "Pureza de São José", Espôsa da Virgem Maria, Maria Santíssima a Mãe de Jessus (Patrôno da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romanda)...
Em 24 de Dezembro de 1999 foi tombada pela FUNDARPE em carater de urgência. Em estado de pré-ruína, após recuperação parcial com recursos Próprios e da Comunidade, retomou as Atividades Religiosas, após um período de mais de quarenta anos de abondono, com a Celebração de Santa Missa em 18 de Março de 2001 às 10:00 horas, por ocasião das festividades para homenagear seu Padroeiro, São José (Patrono da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana), Espôso da Virgem Maria, Maria Santíssima a Mãe de Jesus! (Fonte: Wikipedia) - Matéria enviada pelo Ir.'. Marcos Reus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário